sexta-feira, 11 de novembro de 2011

11 de Novembro - 100 Anos de Inovação e Design

Em milhões de cozinhas pelo mundo afora, refrigeradores, fogões, fornos microondas, lava-louças e filtros de água levam, de uma forma ou de outra, a marca americana WHIRLPOOL estampada. Maior produtora de eletrodomésticos do mundo, a empresa é impulsionada pela crença de que todos precisam de um lugar confortável que possam chamar de casa e tem uma história de cem anos criando melhores formas de cozinhar, limpar, refrigerar e armazenar.



A história
A história da marca de eletrodomésticos WHIRLPOOL começou exatamente no dia 11 de novembro de 1911 na cidade de St. Joseph no estado americano do Michigan, quando os irmãos Louis, Frederick e o primo Emory Upton, uniram forças para fundar, com ajuda financeira de US$ 5.000 provenientes de Lowell Bassford, a empresa Upton Machine Company, responsável pela fabricação das primeiras máquinas elétricas de lavar roupa. A primeira encomenda veio quase imediatamente, quando a Federal Electric fez um pedido de 100 máquinas de lavar. Porém, todas as máquinas encomendadas no primeiro pedido apresentaram defeitos de funcionamento, mas, graças ao empenho de um dos fundadores da empresa, o Sr. Louis Upton, todas foram consertadas sem custo algum a tempo de salvar a reputação da nova empresa que acabara de nascer. A Federal Electric ficou tão impressionada com a ética da nova empresa, que imediatamente dobrou seu pedido.

A marca no Brasil
Apesar de fazer investimentos no país desde 1958, a WHIRLPOOL ingressou de vez no mercado brasileiro somente ano 2000 quando comprou e assumiu o controle total da Multibrás, proprietária e fabricante das marcas Brastemp e Consul, além da Embraco, líder mundial em compressores. Líder mundial em eletrodomésticos, no Brasil a empresa atualmente comercializa uma extensa e completa linha de eletrodomésticos com as marcas Brastemp, Consul e KitchenAid e tem fábricas em Rio Claro (SP), Joinville (SC) e Manaus (AM).





De acordo com o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) é a quarta colocada no registro de patentes no país e a subsidiária brasileira com maior volume de patentes concedidas nos Estados Unidos. Emprega 13.500 colaboradores em suas três unidades, sendo 700 dedicados exclusivamente à pesquisa e ao desenvolvimento de produtos, área onde são investidos anualmente cerca de US$ 100 milhões.

No Brasil a WHIRLPOOL lançou nos últimos anos grande inovações como o primeiro refrigerador frost-free de uma porta do mundo; aspirador com sinais coloridos que indicam o melhor bocal e a melhor potência para limpar; lavadoras que permitem usar a mesma água para lavar diferentes lotes de roupa; primeiro fogão a gás com opção de forno a vapor; e o primeiro condicionador de ar tipo janela e com umidificador do mercado brasileiro.
Por isso, as marcas da empresa são sinônimos de inovação e sustentabilidade, sempre lançando produtos eficientes energeticamente, com tecnologia de ponta e que oferecem soluções únicas para estimular e encantar os consumidores.



Um século de Inovação e Design
Um século se passou e muita coisa mudou. A geladeira azul da vovó, que continha apenas um pequeno congelador, passou a ser duplex com sistema de refrigeração frost free (controlado eletronicamente) e com dispenser de água e gelo na porta. Os fogões a lenha, que ocupavam quase toda a cozinha, se tornaram compactos com o uso de gás como fonte de energia, isso sem falar no micro-ondas. A WHIRLPOOL, que completou cem anos de atuação no mercado, faz parte dessa história. Durante todo esse período, a empresa sempre buscou estar presente na vida de milhões de pessoas, inovando e oferecendo as melhores soluções para proporcionar agilidade e praticidade em atividades simples do lar. Inovar e oferecer aos consumidores produtos cada vez mais diferenciados e dotados de atributos sustentáveis é uma busca constante da WHIRLPOOL.
Além dos colaboradores das áreas de design, tecnologia, inovação e inteligência de mercado, que estão dedicados ao processo de inovação, a empresa conta com instâncias como o I-Board e o Comitê de Inovação (Escritório de Innovation), responsável pela análise e definição dos conceitos diferenciados aplicados aos novos produtos e negócios.







Fonte: Whirlpool - Latin América

Um comentário:

  1. Matéria show! sorte nossa de ter a Whirlpool em Joinville, proporcionando um futuro promissor a todos os Designers da Area.

    ResponderExcluir