segunda-feira, 14 de junho de 2010

A Razão Áurea (via Caligraffiti)

Olá!

Todos conhecem ou já ouviram falar na razão áurea. Não é mesmo? Por incrível que pareça, esta razão, que é a proporção entre elementos de uma forma, cuja largura pela altura equivalem ou se aproximam ao número áureo φ = 1,618 (Via CALIGRAFFITI), rege a construção estética de muitos produtos.



Pois bem, esse post, cujos créditos são inteiramente da Caligraffiti (thanks!), fala sobre a importância desta proporção e também mostra a importância da matemática através de um videozinho que alguns já tiveram até a fita VHS e agora temos a valiosa oportunidade de rever, porém com significação diferente (DONALD NO PAÍS DA MATEMÁGICA - 3 PARTES).

Clique em "mais informações" e continue lendo. Enjoy!



A razão é encontrada na  natureza, na arte e na arquitetura. Pinhas, conchas e o próprio corpo humano apresentam proporções áureas. Piet Mondrian e Leonardo da Vinci viviam incorporando a razão em seus trabalhos. Stradivari usava a razão áurea na construção de seus violinos, tanto para definir suas curvas, quanto para suas proporções gerais.

Hoje em dia vemos muito a proporção na arquitetura e no design. Cartões de crédito, iPod, até mesmo as asas de um 747 seguem o princípio. Na escola de design de Ulm, alunos aprendiam e eram encorajados a usar a sequência de Fibonacci e a razão áurea em projetos de design.

Uma boa referência sobre as aplicações da razão áurea na natureza, arte e arquitetura, é o livro O Poder dos Limites, do arquiteto György Doczi. O livro é o trabalho da vida de Doczi, onde ele analisa detalhadamente proporções de flores, animais, edifícios, esculturas e as compara à proporção áurea. Uma dica de Danilo Risada é a animação da Disney “Donald no Mundo da Matemágica”. O filme mostra Pato Donald descobrindo as aplicações da razão áurea e da matemática na música, natureza e até no bilhar. Uma aula que todos devíamos ter tido no colégio, pra entender como a matemática é a linguagem do universo. 

Leia o restante do post diretamente da fonte, onde você poderá ver os vídeos, imagens e outros detalhes: CLIQUE AQUI (CALIGRAFFITI)

Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário